Recuperação
Mais luz no coração de Pelotas
Praça Coronel Pedro Osório aos poucos volta a receber iluminação em seu interior
Jô Folha -
Lentamente a escuridão na praça Coronel Pedro Osório de Pelotas vai sendo substituída pelas luzes. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) começou o processo de instalação de novos postes de iluminação e está repondo algumas das 133 lâmpadas furtadas no início de fevereiro, a fim de trazer mais segurança ao local e torná-lo novamente atrativo durante a noite.
Em parceria com o Departamento de Iluminação Pública (DIP) e as secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), estão sendo instalados seis postes, com nove metros e quatro lâmpadas cada um. Novas unidades devem ser adquiridas no futuro, com investimento é de R$ 6,5 mil por poste, informa o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, que está atualizando os valores do projeto de requalificação da praça Coronel Pedro Osório para poder lançar uma nova licitação. “A iluminação estará inclusa”, afirma Ronna. As obras de requalificação via PAC Cidades Históricas foram interrompidas em dezembro de 2015, devido à falta de repasses do governo federal.
Os seis novos postes têm 6,5 metros a mais do que os 133 que foram instalados entre 2006 e 2008 pelo Programa Monumenta, o que dificulta o furto e pode impedir que a praça volte a ficar às escuras. Contudo, os postes menores não serão abandonados, continuando a fazer parte da iluminação. No mês passado foram recolocadas 50 lâmpadas, e na última semana mais 25, diz o secretário. Cada lâmpada custa R$ 70,00 e a demora na recolocação das 133 luzes é consequência do trabalho manual feito pelos eletricistas, que têm adicionado grades em cada poste para proteger as lâmpadas. Giorgio Ronna também acrescenta que a Guarda Municipal fez um reforço da segurança no entorno da praça Coronel Pedro Osório.
Expectativa
No início da noite de ontem a instalação de um dos postes era aguardada com expectativa por quem frequenta o local. Em especial por aqueles que fazem uso da praça Coronel Pedro Osório para jogar xadrez e damas, pois o espaço próximo às mesas ganhou a nova iluminação. “Vai ficar muito bom”, comentou o aposentado Carlos Chagas, 71, que agora terá mais facilidade durante as partidas. Ele gostaria, no entanto, que o processo de colocação das lâmpadas tivesse sido mais ágil, mas reconhece que não deve ser fácil administrar uma cidade inteira. “Não é o mesmo que uma casa”, finalizou.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário